Pesquisas de Mestrado
Nesta página você encontrará as pesquisas de mestrado que são filiadas ao Neabi
O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) reconhece seu papel na promoção de igualdade racial dentro e fora do meio acadêmico, e o exerce apoiando os pesquisadores e suas pesquisas que visam discutir, debater e promover a igualdade racial da população negra e indígena, aqui você terá acesso às pesquisas de mestrado apoiadas pelo núcleo.
Pesquisas de Mestrado Defendidas:
- Língua(gens) e identidades negras: uma análise (sócio)linguístico-identitária da obra Rei Negro de Coelho Neto, de Andressa Queiroz da Silva
- Educação Huni Kui: saberes, identidades e currículo, de Danilo Rodrigues do Nascimento
- Situação (sócio) linguística do Povo Shanenawa da aldeia Morada Nova, de Eldo Carlos Gomes Shanenawa
- A identidade étnico-racial no livro didático e as políticaspráticas curriculares cotidianas, de Fábio de Fárias Soares
- Os saberes das parteiras e das mulheres pajés na aldeia Morada Nova do povo Shanenawa (Terra Indígena Katukina/Kaxinawá) em Feijó/AC: linguagens e produções identitárias, de Edilene Machado Barbosa
- O Programa de Residência Pedagógica na Licenciatura em História (2018-2020) como Ferramenta de Aperfeiçoar a Formação Inicial de Professores para a Educação das Relações Étnico-Raciais, de Beatriz Domingos da Silva
- Educação Antirracista na Formação Continuada de Professoras/es da Educação Básica do Estado do Acre, de Maycon David de Souza Pereira
- Educação para as relações étnico-raciais: Neabi/Ufac e PPGLI/Ufac – ilhas promotoras de políticas de igualdade racial na Universidade Federal do Acre, de Jardel Silva França
- Equilibrando a vida: os enunciados sobre os malabaristas da subsistência do pós-abolição carioca, de Marina Vieira de Carvalho
Pesquisas de Mestrado em Andamento:
- Branquitude Crítica e Formação Docente: atuação e trajetórias de professoras brancas na luta antirracista na Amazônia Ocidental Acreana, de Geovanna Moraes de Almeida
- Identidades em transformação: performatividade e o Projeto Afrocientista em Rio Branco-Ac (2021-2023), de Paulo Alves de Azevedo
- Impactos das Políticas Públicas de Promoção de Igualdade Racial na construção e afirmação da negritude de estudantes da Educação Básica em Rio Branco/Ac, de Ló-Ruama Íllary Freires Pereira
- A literatura de temática afro-brasileira e africana para as infâncias e a construção identitária da criança negra, de Ana Ingridy Silva Rodrigues
- Professoras Negras e a luta antirracista na educação: trajetória, formação e atuação docente em escolas de Rio Branco-Acre, de Kaliny Custodio do Carmo
- “Racismo” e “linguagem” no “Novo” Ensino Médio de Rio Branco entre o público, privado e confessional, de Liliane Silva
- O Mangá como Material Pedagógico para valorização da cultura africana e afro-Brasileira no Ensino de História, de Rayanderson Lima de Oliveira
- A representação da mulher negra no Cinema Acreano, de Milene Rodrigues de Lima
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0 Não Adaptada.